Emissão Renascença | Ouvir Online

Greve na Lufthansa afecta voos em Lisboa e Porto

20 out, 2014

A paralisação dos pilotos da companhia aérea alemã é a oitava desde Abril e decorre até terça-feira.

Os pilotos da companhia aérea Lufthansa estão em greve esta segunda-feira. A paralisação, que decorre até terça-feira, obrigou ao cancelamento de pelo menos sete voos no aeroporto da Portela, em Lisboa, e cinco cancelamentos no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

Esta convocatória surge após a greve de 12 horas registada na passada quinta-feira pelos pilotos da Germanwings, a filial de voos de baixo custo da Lufthansa, e será a oitava paralisação dos pilotos da empresa desde Abril.

Na base deste protesto estão as alterações ao regime de reformas antecipadas que a empresa começou a negociar com os sindicatos em Março.

Os pilotos reivindicam o regresso de um plano de reforma antecipada que permite aos pilotos deixar de trabalhar mais cedo, mas, ainda assim, manterem uma proporção do ordenado.

A companhia diz que a idade máxima para os pilotos aumentou recentemente, reflectindo o aumento da esperança de vida, pelo que o plano é desnecessário. As duas partes não parecem estar próximas de um entendimento.