Tempo
|

Egídio Reis é o substituto de João Grancho no Ministério da Educação

20 out, 2014

Director-geral da Educação vai ser secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário.

Fernando José Egídio Reis é o novo secretário de Estado da do Ensino Básico e Secundário, em substituição de João Grancho.

Egídio Reis, que era director-geral da Educação desde Fevereiro de 2012, tomará posse na terça-feira, pelas 17h00, anunciou a Presidência da República.

Na sexta-feira, o ministério da Educação anunciou que o secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, tinha apresentado a sua demissão alegando "motivos de ordem pessoal", tendo sido aceite pelo ministro Nuno Crato.

A demissão surgiu no dia em que o jornal "Público" noticiou que o secretário de Estado, em 2007, e enquanto presidente da Associação Nacional de Professores (ANP), plagiou textos produzidos por autores académicos sobre temas como deontologia profissional e formação inicial de professores, dos quais retirou extractos para usar num texto, sem citar os autores.

Egídio Reis era, desde Fevereiro de 2012, director-geral da Educação, depois de ter sido director-geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular. Ainda no Ministério da Educação e Ciência, foi adjunto do ministro em 2011.

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1982, tornou-se professor de História no ano lectivo de 1982/83, estando integrado desde o ano lectivo de 1991/1992 no quadro da Escola Secundária Cacilhas-Tejo, em Almada. Egídio Reis fez mestrado, em 1999, e doutoramento, em 2007, na área de História e Filosofia das Ciências, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.