Emissão Renascença | Ouvir Online

Professores pedem demissão de Crato

05 out, 2014

Manifestação de docentes decorre em Lisboa.

Milhares de professores estão a desfilar em direcção ao Chiado, em Lisboa, a contestar a política do Governo para a Educação e a pedir a demissão do ministro Nuno Crato.

"Crato rua, a escola não é tua", "É preciso, é urgente uma política diferente", "Educação é um direito, sem ela nada feito", são algumas das palavras de ordem proferidas, intervaladas com gritos de "Demissão! Demissão!", ouve-se durante o desfile.

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, disse à Lusa que "viemos aqui para assinalar o Dia Mundial do Professor, mas, depois do que se passou na sexta-feira, temos motivos acrescidos".

Na sexta-feira, vários agrupamentos de escolas receberam orientações do Ministério da Educação para anularem as colocações de professores do concurso da bolsa de contratação.

Estas orientações foram dadas horas antes da divulgação das novas listas, que substituem as anteriores, nas quais foram detectados erros, que levaram à demissão do antigo director-geral da Administração Escolar.

O protesto conta com a participação de uma delegação da CGTP, liderada pelo secretário-geral Arménio Carlos. A deputada do Bloco de Esquerda Catarina Martins também esteve presente no início do protesto.