Tempo
|

Professores têm até à meia noite para concorrer à bolsa de contratação

30 set, 2014 • Fátima Casanova

Depois do pedido de desculpas de Nuno Crato, o novo prazo para o concurso termina esta terça-feira.

O novo prazo para o concurso da bolsa de contratação de professores termina esta terça-feira.

Os docentes que pretendam concorrer devem fazê-lo até à meia-noite, seguindo a fórmula de cálculo das notas de candidatura, devidamente corrigida pelo Ministério da Educação, depois de um pedido de desculpas apresentado publicamente por Nuno Crato.

Três semanas depois da abertura oficial do ano lectivo, ainda há escolas sem aulas, por falta de professores ou auxiliares, e a Bolsa de Contratação de Escola tem originado muitos problemas que, segundo o presidente do Conselho Nacional de Educação, David Justino, podiam ser facilmente resolvidos.

David Justino defende “que este tipo de contratações, para preencher horários, devia ser feito pela escola de acordo com as regras da contratação pública, com critérios rigorosos, objectivos e transparentes”.

Em entrevista à Renascença, o antigo ministro diz que “não pode ser retirado às escolas um poder que apenas algumas não cumpriram adequadamente”,

A nova bolsa de contratação é uma aposta do Ministério da Educação. Defende que a bolsa permite reduzir o espaço temporal entre a verificação de necessidades na escola e a contratação de um novo docente.