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Chaves aposta em mel enriquecido com ouro

29 set, 2014 • Olímpia Mairos

O mel é produzido por um apicultor da região e obedece a uma escolha rigorosa em matéria de qualidade. Já o ouro, que dá “o toque de luxo e requinte” ao produto, provém de uma empresa especializada em ouro comestível, na Alemanha.

Chaves aposta em mel enriquecido com ouro
Chama-se "Aquae Flaviae" e é o primeiro mel com ouro produzido em Portugal. A inspiração surgiu das origens romanas da actual cidade de Chaves e a inovação partiu de um grupo de jovens empresários.

“Sabemos que os romanos consumiam muito mel e que deram um grande impulso à indústria mineira do ouro. Como o ouro é um ingrediente que se consome em toda a Europa na mais alta gastronomia, foi juntar estes dois ingredientes – o mel e o ouro – e fazer um produto único”, explica à Renascença Ricardo Correia, coordenador do projecto.

O mel é produzido por um apicultor da região e obedece a uma escolha rigorosa em matéria de qualidade. Já o ouro é importado.

“É um mel multifloral, tipicamente desta região, de alecrim, rosmaninho e urze e que tem uma tonalidade clara, para combinar e ligar na perfeição à cor do ouro”, conta o jovem empresário.

O ouro, que dá “o toque de luxo e requinte” ao produto, provém de uma empresa especializada em ouro comestível, na Alemanha.

“Este ouro tem 23,5 quilates e está no limite da pureza, que são 24 quilates”, revela Ricardo Correia, salientando que “o ouro não adultera o sabor do mel”, mas "adiciona-lhe propriedades, que são benéficas para a saúde, nomeadamente a nível do aparelho digestivo”.

O processo de colocar o ouro no mel é manual e delicado, exige detalhe. Só depois de colocado o mel no frasco, são adicionados os pequenos miligramas de ouro, de forma a fazer brilhar os pequenos fragmentos preciosos.

O produto destina-se ao mercado gourmet nacional e internacional.

“Pretendemos internacionalizar a marca. É uma marca que está pensada na exigência e no requinte do consumidor de alta gama, dos segmentos mais elevados, português e europeu”, avança Ricardo Correia.

Vendas “ultrapassaram expectativas”
A empresa Sapientia Romana está a produzir mel com ouro há apenas um mês, mas não se pode queixar do volume de negócios.

Ricardo Correia refere que “as vendas ultrapassaram todas as expectativas” e que têm que “estar constantemente a produzir e a embalar, para dar respostas aos muitos pedidos”, e já têm “contactos de empresas e distribuidores estrangeiros que querem representar o produto no estrangeiro”, conta.

A explicação para o sucesso pode estar na novidade do produto, no facto de “o consumo de ouro ser uma experiência que desperta os sentidos” e também na embalagem do produto que, “visualmente, é muito apetecível”.

Cada frasco de mel de 155 gramas com ouro custa 9,50 euros.

“Estamos a falar de um mel para ser consumido em situações especiais, em que a pessoa deseje surpreender alguém ou queira ser surpreendida”, remata o empresário.