Emissão Renascença | Ouvir Online

Tempo instável. Aviso laranja em 16 distritos

27 set, 2014

A Protecção Civil alerta para a ocorrência de "cheias rápidas em meio urbano". Apenas Bragança e Vila Real escapam às previsões de chuva forte este fim-de-semana.

Tempo instável. Aviso laranja em 16 distritos
A grande maioria do continente encontra-se, este sábado, sob aviso laranja. Apenas os distritos Bragança e Vila Real escapam com aviso a amarelo, devido à previsão de chuva forte e possibilidade de trovoadas, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Aveiro, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Porto, Viana do Castelo, Braga e Viseu estão sob o segundo aviso mais grave de uma escala de quatro.

Este é um cenário para todo o fim-de-semana, refere a meteorologista Cristina Simões, alertando para uma “situação mais instável no sábado, com períodos de céu muito nebulado, aguaceiros por vezes fortes durante a tarde e na região centro-sul, além da descida da temperatura máxima”. 

A  Autoridade Nacional e Protação Civil (ANPC) alertou também a população para a instabilidade prevista, que evoluirá de sul para norte, a partir da tarde de sábado.

A ANPC avisou para a ocorrência de "cheias rápidas em meio urbano" e "danos em estruturas montadas ou suspensas", além do alerta para "o piso rodoviário escorregadio, com eventual formação de lençóis de água".

O IPMA colocou Bragança e Vila Real sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, também devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O aviso laranja pressupõe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. Enquanto o amarelo implica uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.