Emissão Renascença | Ouvir Online

Aviso laranja: PSD quer saber de quem é a culpa das inundações em Lisboa

22 set, 2014

Inundações como a desta segunda-feira devem-se à falta de limpeza das sarjetas na capital. Mas se o PSD critica a câmara, a câmara critica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Aviso laranja: PSD quer saber de quem é a culpa das inundações em Lisboa
O vereador do PSD na Câmara de Lisboa António Prôa vai pedir responsabilidades, na reunião do executivo de quarta-feira, sobre as inundações registadas esta segunda-feira na cidade.

"Vou fazer um pedido de apuramento de responsabilidades. Vamos ter de apurar responsabilidades, sem dúvida nenhuma", disse o social-democrata.

Apesar de admitir que "choveu bastante", o vereador considerou que "não foi uma tromba de água à antiga" e estas inundações "só se suscitam porque, à semelhança do que aconteceu com a recolha do lixo, a câmara não calculou bem as consequências da transferência de competências" para as juntas de freguesia na qual perdeu muitos trabalhadores.

"A câmara não adequou os seus serviços para fazer face à prevenção desta situação, como a desobstrução de sumidouros", acrescentou.

Para António Prôa, "é normal que comece a chover" nesta altura do ano, "o que não é normal é que a câmara não antecipe o facto e não assegure condições para evitar que Lisboa fique alagada logo nas primeiras chuvas".

O vereador lamentou, ainda, que o plano de drenagem do município esteja há sete anos por concretizar.

O PSD critica a câmara, a câmara critica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O vereador da Protecção Civil da Câmara de Lisboa e o coordenador da Protecção Civil apontaram o dedo à falta de um pré-aviso por parte do IPMA.