Emissão Renascença | Ouvir Online

Aposta na natalidade dura há 16 anos em Vila de Rei

19 set, 2014 • Maria João Costa

Localidade assinala o seu feriado municipal com a entrega dos apoios financeiros a quem casa e tem filhos no concelho.

Aposta na natalidade dura há 16 anos em Vila de Rei

Vila de Rei é um concelho com 729 anos e há 16 que aposta no incentivo à natalidade e ao casamento.

A localidade assinala esta sexta-feira o seu feriado municipal com a entrega dos apoios financeiros a quem casa e tem filhos no concelho.

“Hoje, um jovem casal, que esteja radicado no Interior do país, precisa de ter muita coragem”, reconhece o presidente da Câmara. Por isso, Ricardo Aires considera que este é um prémio simbólico.

A autarquia atribui 750 euros por casamento, a mesma quantia pelo primeiro filho, 1.000 pelo segundo e 1.250 pelos seguintes. A medida está a dar frutos. “Fomos um dos concelhos do país que crescemos. Já tivemos muitas centenas de nascimentos”.

A Câmara concede outros apoios aos pais: paga creche, jardim-de-infância, ATL, férias desportivas e os transportes escolares. “Se somarmos todos estes valores é uma boa quantia no final do ano” que é poupada, sublinha.

Enquanto o Governo central pensa agora nos incentivos à natalidade, em Vila Real o subsídio foi criado há 16 anos. “O facto é que os censos vieram comprovar que com as nossas políticas conseguimos estancar uma sangria de saída de pessoas que durava há décadas”.

Este é um dos concelhos do país com uma baixa taxa de desemprego. Os mais afectados são homens, devido ao sector da construção Civil, que “está em baixo”.

Vila de Rei é um concelho do distrito de Castelo Branco, tem 191 quilómetros quadrados e, segundo o último censos de 2011, 3.354 habitantes.