Emissão Renascença | Ouvir Online

Mapa judiciário. Advogados apresentam queixa-crime contra ministros

01 set, 2014

Ordem está contra o novo mapa judiciário que, entre outros aspectos, encerra 20 tribunais.

A Ordem dos Advogados (OA) apresentou, na Procuradoria-Geral da República, uma queixa-crime contra os membros do Governo presentes das reuniões do Conselho de Ministros que aprovaram a reorganização judiciária, que entrou em vigor esta segunda-feira.

Em comunicado, a OA fundamenta a queixa-crime com o que considera ser "atentado ao Estado de Direito".

Concluiu "pela existência de flagrante desvio das funções que a cada um dos denunciados estão confiadas como membros do Governo português, dada a evidente violação e desprezo pelos direitos fundamentais de acesso ao Direito, à Justiça e à tutela jurisdicional efectiva".

O novo mapa judiciário divide o país em 23 comarcas, com sede nas 18 capitais de distrito e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, com um novo modelo de gestão, que o Governo pretende que agilize a distribuição e afectação dos processo e dos recursos humanos.

Dos 311 tribunais que existiam, 20 encerraram, uma vez que foi estabelecido o critério de volume processual inferior a 250 processos por ano. Foram também avaliadas as condições rodoviárias e os transportes disponíveis para as populações.