Tempo
|

Apreensões de droga aumentaram nos festivais de Verão

29 ago, 2014

Balanço é feito pela GNR.  Só no Boom, em Idanha-a-Nova, foram confiscadas drogas suficientes "para mais de um milhão de doses diárias".

Apreensões de droga aumentaram nos festivais de Verão
A GNR apreendeu mais droga à porta dos Festivais de Verão este ano, em relação ao ano passado. Dos eventos que foram fiscalizados por aquela força de segurança, registou-se um aumento significativo em relação a 2013.

No haxixe, por exemplo, o número de apreensões subiu de 7.200 doses, no ano passado, para mais de 12.800 em 2014.

“Temos continuado as nossas acções de outros anos e registámos, em particular com o ano de 2013, esse aumento dos estupefacientes retidos logo à entrada desses festivais”, explica à Renascença o Major Marco Cruz, lembrando que o número das acções de fiscalização não a cresceu.

No festival Sudoeste, entre 1 e 11 de Agosto, a GNR apreendeu 1.350 doses de haxixe, 109 de drogas sintéticas e dez de cocaína.

Já no Boom, em Idanha-a-Nova, a força de segurança confiscou drogas suficientes "para mais de um milhão de doses diárias" no âmbito da "Operação Psicadélica”.

No entanto, Marco Cruz explica que a prioridade da GNR nos festivais não são as “questões da droga”, mas antes garantir a segurança de todos.

“A missão primária é garantir a segurança de todos. Tentar evitar ao máximo a ocorrência de crimes, sejam eles por tráfico de estupefacientes ou por posse de armas ilegais, e tudo o resto relacionado com materiais que ponham em causa a segurança daqueles que vão para o espectáculo ouvir música ou assistir a outros eventos, para os quais pagaram bilhete”, acrescenta o porta-voz do Comando-Geral da GNR.