Tempo
|

Aviso da Brisa: quem não paga será penalizado

28 ago, 2014

Concessionárias reclamam 11 mihões de euros a condutores espanhóis. "Os incumpridores pagarão, e pagarão com penalização".

Aviso da Brisa: quem não paga será penalizado
A Brisa, concessionária de auto-estradas, considera que nada justifica a falta de pagamento de portagens em Portugal por parte dos automobilistas espanhóis.

O porta-voz da empresa, Franco Caruso, considera que os condutores espanhóis sabem que “em Portugal as auto-estradas têm todas portagens” e que não há razão para os incumprimentos.

“O problema do pagamento está completamente resolvido desde Julho do ano passado, porque é possível aos automobilistas espanhóis, que têm sistemas de pagamento electrónico de portagens espanholas, pagar nas auto-estradas portuguesas com esses sistemas”, sublinha em declarações à Renascença.

Milhares de condutores do país vizinho estão a ser notificados para pagarem as suas dívidas. Em alguns casos, as dívidas remontam a 2009. Pelas contas do jornal “Faro de Vigo”, o valor em falta ascende a 11 milhões de euros.

Nestas declarações, Franco Caruso revela que a Brisa vai reforçar o cumprimento do pagamento e que “os violadores, os incumpridores pagarão, e pagarão com penalização".

Ascendi recorreu a empresa de cobranças
Outra concessionária de auto-estradas, a Ascendi admite que o volume de notificações aos veículos de matrícula espanhola por não pagamento de portagens é significativo.

Em comunicado, confirma ter recorrido a uma empresa espanhola de cobranças e que, se os infractores não pagarem, o processo segue para os tribunais espanhóis.

O jornal "Faro de Vigo" avança que 300 mil espanhóis estão a ser notificados pela Ascendi e pela Brisa para pagar dívidas pela utilização sem pagar das antigas SCUT em Portugal.

[notícia actualizada às 13h00, com tomada de posição da Ascendi]