Emissão Renascença | Ouvir Online

Programa de apoio a imigrantes alargado a todo o país

28 ago, 2014

Modelo do projecto de mentores passa de projecto-piloto a programa nacional, reunindo um conjunto de parceiros mais alargado, a partir de Setembro.

O Governo vai apresentar um modelo nacional do projecto de mentores para imigrantes, em Setembro. Já estão a ser contactadas entidades, em todo o país, para serem parceiros deste programa que visa a integração social de cidadãos estrangeiros.

Neste projecto inédito, aplicado em 2012 e 2013 pelo Grace, Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, consiste em encontrar voluntários que acompanhem e ajudem os imigrantes. Até agora, participaram 19 empresas e foram apoiadas 124 pessoas.

“Já foi enviada uma carta à rede de centros locais de apoio ao imigrante por todo o país e contamos integrar neste projecto um conjunto de parceiros substancialmente mais alargado. Já tivemos 111 respostas positivas”, adianta à Renascença o secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba.

O modelo vai ser também alargado a outras entidades, além do mundo empresarial, reunindo mentores que se encontrem presencialmente com o imigrante e que o ajudem “num conjunto de problemas associados à sua integração em Portugal, desde a aprendizagem prática da língua portuguesa, até ao fortalecimento da sua rede de contactos, experiências e conhecimentos”.

Para o mentor português, explica o secretário de Estado, a participação no projecto também é positiva, contribuindo para “o conhecimento sobre a realidade da imigração”.

Depois da apresentação do modelo nacional do projecto mentores de imigrantes, o próximo passo será criar medidas de apoios à geração de descendentes das comunidades estrangeiras, cuja maioria dos jovens já têm nacionalidade portuguesa.