Emissão Renascença | Ouvir Online

Há mais turistas a dormir no Algarve

27 ago, 2014

O ano de 2014 está a correr bem. Só no primeiro semestre, verifica-se uma subida de 13,1%.

Há mais turistas a dormir no Algarve

A  hotelaria do Algarve registou, nos primeiros seis meses do ano 6,5 milhões de estadias. Os números do Instituto Nacional de Estatística, divulgados pela Região de Turismo do Algarve (RTA), indicam um aumento de 757 mil dormidas.

Para o presidente da RTA, Desidério Silva, esta subida de 13,1% reforça a posição da região como o maior destino turístico do país.

Pelas reservas e outros indicadores de procura, sentiu-se que "este ano, os números iriam superar os de 2013 e estas quase 800 mil dormidas de Janeiro a Junho vêm aqui dar um resultado muito bom. Os números claramente reforçam o posicionamento do Algarve como o maior destino turístico deste país”, disse.

Os turistas estrangeiros representaram 5,2 milhões de dormidas. Britânicos (mais 18%), alemães (mais 15%), espanhóis (mais 53%) e holandeses (mais 3,3%) foram os que mais procuraram o Algarve, tendo os portugueses sido responsáveis por 1,3 milhões de dormidas.

Estes números do meio do ano fazem prever 2014 como um bom ano turístico, mas, de acordo com o presidente da RTA, é necessário apostar em mercados novos, sendo o francês um dos principais alvos.

A movimentação de turistas no Algarve terá originado uma injeção de 238 milhões de euros (mais 13,9%) nos cofres do Estado, de acordo com a RTA.