Emissão Renascença | Ouvir Online

Carteiristas de Lisboa roubaram mais de dois milhões de euros em 2013

23 ago, 2014

A polícia recebeu 5779 queixas, a maioria referente ao período de Verão. Os turistas "foram os alvos preferidos”.

Carteiristas de Lisboa roubaram mais de dois milhões de euros em 2013
A polícia recebeu 5779 queixas por furtos de carteiristas cometidos em Lisboa, durante 2013, o que representa um prejuízo superior a dois milhões de euros, segundo um relatório da Divisão de Investigação Criminal de Lisboa.

Janeiro e Fevereiro foram os meses em que ocorreram menos furtos (271 e 320, respectivamente), segundo o relatório a que a agência Lusa teve acesso. Junho (613) e Agosto (671) registaram o maior número deste tipo de crimes.

Sábado foi o dia da semana em que ocorreu o maior número de roubos por carteiristas, que que actuam sobretudo nos transportes públicos. O período do dia com mais furtos situa-se entre as 12 e as 20 horas.

As vítimas de nacionalidade estrangeira "foram os alvos preferidos" dos carteiristas ao longo de 2013, à excepção de Janeiro e Fevereiro, meses em que houve mais vítimas de nacionalidade portuguesa.

Numa análise particular sobre as vítimas de nacionalidade portuguesa, as mulheres são o "alvo preferido dos carteiristas", representando o dobro relativamente aos homens portugueses.

Os dados demonstram ainda que as vítimas têm idade igual ou superior a 21 anos, sendo a faixa etária entre os 51 e os 65 anos, a que se destaca ligeiramente em relação às restantes.

Para a polícia, estes dados "permitirão direccionar o policiamento e a tomada de medidas de prevenção mais eficazes".