Emissão Renascença | Ouvir Online

Número de incêndios é dos mais baixos da última década

20 ago, 2014

Até 15 de Agosto, arderam 8.645 hectares, cinco vezes menos do que a área consumida no mesmo período do ano passado.

Número de incêndios é dos mais baixos da última década
Os incêndios florestais já destruíram 8.645 hectares desde Janeiro, segundo o relatório provisório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), divulgado esta quarta-feira. Segundo os dados, 2014 está entre os três melhores anos da última década em termos de menos área ardida.

Os valores são cinco vezes mais baixos do que o total registado no mesmo período do ano passado, quando arderam 41.778 hectares.

Os dados registam, até ao dia 15 de Agosto, mais de cinco mil ocorrências. Do total de fogos naquele período, 11 foram considerados grandes incêndios, ou seja, consumiram mais de 100 hectares, o equivalente a 100 campos de futebol. Estes grandes incêndios são responsáveis por mais de um terço do total destruído.

Aboadela, no distrito do Porto - o mais afectado com 993 situações -, teve o maior incêndio deste período, que consumiu cerca de 974 hectares de floresta.

2014 um dos melhores anos da década
Na comparação com os incêndios florestais dos últimos 10 anos , registaram-se menos 61% de ocorrências e menos 87% de área ardida que a média da década.

"O ano de 2014 é, até 15 de Agosto, o terceiro melhor desde 2004 em termos de área ardida", depois de 2007 e 2008 segundo o relatório. 

O ICNF refere condições meteorológicas caracterizadas por um Inverno muito chuvoso e um mês de Julho com valores médios de temperatura do ar inferiores à "normal climatológica".

Aquelas condições estão associadas a um número de ocorrências e área ardida "substancialmente inferiores às respetivas médias mensais do decénio, com diferenças expressivas" em Fevereiro, Março e Julho.

Segundo o relatório, Julho foi o mês com maior número de incêndios, com 1.320 fogos, embora em Junho se tenha registado mais território queimado (2.055 hectares).