Tempo
|

VMER de Portalegre é das melhores do país

20 ago, 2014 • Rosário Silva

Unidade Local de Saúde fala em “erro” do INEM e espera “reposição da verdade”.

VMER de Portalegre é das melhores do país
A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, EPE (ULSNA) reclam, num comunicado enviado, esta terça-feira, à Renascença, a “correcção pública e a reposição da verdade”.

Em causa estão os dados revelados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) quanto ao desempenho das 42 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) existentes no país. O hospital de Portalegre integra a lista “dos sete piores”, em termos de operacionalidade, durante o mês de Julho.

“É precisamente o contrário”, pode ler-se no documento que atribui a má contabilidade a “um erro na soma das horas inoperacionais, da responsabilidade do INEM, no mapa de Julho das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação “ no que diz respeito, em concreto, a Portalegre.

“No referido mapa”, acrescenta a nota, “na coluna referente às paragens, uma paragem de 1h19m, por avaria mecânica, está registada como tendo sido de 21h19m” esclarece a ULSNA.

O engano que coloca em causa “o bom nome dos profissionais, médicos e enfermeiros, que diariamente estão operacionais na VMER de Portalegre” faz com que a viatura “nesse mês contabilize 40 horas inoperacionais, quando, de facto, foi de 20 horas” lê-se, ainda.