Emissão Renascença | Ouvir Online

Portugal poderá enviar avião de patrulhamento para o Báltico

30 jul, 2014

Governo pondera participação em acções da NATO no âmbito das "ocorrências na Ucrânia".

Portugal poderá enviar um avião de patrulhamento marítimo para o Mar Báltico, no âmbito das acções que a NATO pretende desenvolver face à situação na Ucrânia.

A informação foi avançada esta quarta-feira pelo Governo, indica um comunicado divulgado no final da reunião ordinária  do Conselho Superior da Defesa Nacional.

"O Conselho debruçou-se sobre medidas que a OTAN pretende desenvolver no quadro da situação resultante das ocorrências na Ucrânia, tendo sido informado sobre a hipótese de participação nacional de uma aeronave de patrulhamento marítimo, para actuação no Mar Báltico", refere o comunicado. 
 
Na reunião desta quarta-feira foram também analisadas e debatidas as propostas do Governo sobre o empenhamento de forças militares em missões no estrangeiro.  
 
Assim, e a partir do final do ano, altura em que está prevista a transição para uma missão de apoio, a missão portuguesa no Afeganistão ficará reduzida a 10 militares para "exercerem funções de estado-maior no Quartel-General das Forças Aliadas".  
 
No Mali, durante três meses, uma aeronave C-130 e respectivo destacamento de apoio irá operar em missões de manutenção de paz da ONU na região. 
 
"No âmbito das suas competências administrativas, o Conselho analisou as propostas apresentadas pelo Sr. Ministro da Defesa Nacional, tendo confirmado o Conceito Estratégico Militar e aprovado as Missões das Forças Armadas e o seu Sistema de Forças. Estes documentos representam a actualização dos anteriores, em vigor desse 2004", é ainda referido no comunicado do Conselho Superior de Defesa Nacional.