Emissão Renascença | Ouvir Online

Ministro anuncia mil milhões para a ciência

24 jul, 2014

Acordo com Bruxelas "traduz a aposta do Governo na investigação e inovação como motor de desenvolvimento social e económico", sublinha a tutela.

Portugal acordou com a Comissão Europeia a aplicação na ciência de fundos estruturais no valor de mil milhões de euros, até 2020, anunciou esta quinta-feira o ministro da Educação e Ciência.

Nuno Crato falava na comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, onde foi chamado para debater a polémica prova de avaliação de professores contratados, realizada na terça-feira.

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) adianta, em comunicado, que os mil milhões de euros de fundos acertados com Bruxelas são "quase o dobro do negociado inicialmente em 2007 para o período de 2007-2013".

A tutela refere que o Estado português partiu para as negociações com a Comissão Europeia com o objectivo de, pelo menos, manter o financiamento para o próximo quadro comunitário de apoios. 
 
"Portugal não só cumpriu esse desígnio como o superou, o que traduz a aposta do Governo na investigação e inovação como motor de desenvolvimento social e económico", sublinha o MEC.