Emissão Renascença | Ouvir Online

Ministro da Defesa não tem dúvidas sobre utilidade dos submarinos

23 jul, 2014

José Pedro Aguiar-Branco diz que os dois submarinos adquiridos por Portugal executaram 38 missões desde 2011.

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, defendeu, esta quarta-feira, a utilidade dos dois submarinos alemães adquiridos por Portugal, lembrando que os aparelhos executaram 38 missões desde 2011 e totalizam mais de 13 mil horas de navegação.

"Não tenho a mínima dúvida de que eles cumprem missões que são relevantes em termos do interesse nacional”, afirmou Aguiar-Branco, na comissão parlamentar de Inquérito aos Programas de Aquisição de Equipamentos Militares.

Respondendo a questões do deputado social-democrata António Prôa, o ministro da Defesa lembrou a "capacidade submarina centenária" de Portugal e defendeu que se deveria "olhar para o reforço da utilização deste equipamento, que permite à Marinha cumprir várias missões de fiscalização, vigilância e pesquisa na Zona Económica Exclusiva de forma menos dispendiosa do que outros equipamentos".

Aguiar-Branco elogiou ainda o seu antecessor no cargo, Augusto Santos Silva, por ter preparado a directiva europeia que "acabou com o regime das contrapartidas em termos de negócios de aquisição de equipamentos militares".