Emissão Renascença | Ouvir Online

Aberto processo de concessão a privados do Metro do Porto e STCP

17 jul, 2014

A concessão será por um mínimo de sete anos e um máximo de dez. Pelas contas do ministro da Economia, a operação vai permitir poupar 13,5 milhões de euros, em 2015.

O Governo iniciou esta quinta-feira um concurso para a concessão a privados da STCP e do Metro do Porto, sem oferecer indeminizações compensatórias, exigindo garantias de serviço público e limitando o aumento de tarifas à inflação.

Segundo o ministro da Economia, António Pires de Lima, o executivo espera poupar 13,5 milhões de euros em indeminizações compensatórias com estas concessões em 2015, às quais se somarão 43 milhões com as concessões dos transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa.

A concessão será por um mínimo de sete anos e um máximo de dez, adiantou o ministro.

Já o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, deu a garantia de que "não haverá nenhuma subida de tarifas para lá da inflação".

O Governo espera concluir o processo de concessão dos transportes do Porto entre Novembro e Dezembro e prevê lançar o processo relativo aos transportes de Lisboa dentro de dois meses e concluí-lo no início de 2015.