Emissão Renascença | Ouvir Online

PSP diz que explodiu um motor de avião da TAP. Empresa nega

12 jul, 2014

Incidente terá dado origem à queda de peças e provocado danos em automóveis na zona de Camarate e Catujal. Não há feridos a registar.

Um motor de um avião da TAP terá explodido este sábado quando o aparelho descolava com destino a São Paulo, Brasil. A indicação foi avançada à agência Lusa por fonte da PSP, mas fonte da companhia aérea desmente e indica que se tratou de um problema num reactor.

"Hoje, pelas 10h30 ocorreu uma explosão num motor de um avião na descolagem para São Paulo", disse à Lusa o oficial de dia da PSP.

Segundo a fonte, o acidente causou apenas danos em várias viaturas estacionadas na zona de Camarate e Catujal.

"Houve peças que caíram e atingiram várias viaturas", afirmou.

O oficial da PSP disse que o avião, com 268 pessoas a bordo, regressou a Lisboa uma hora depois de ter levantado voo e que não há a registar quaisquer danos entre os passageiros.

Contactada pela Renascença, Isabel Palma, do gabinete de relações públicas da TAP, nega que tenha ocorrido uma explosão num motor e atribuiu o incidente a um "problema num reactor".

Nestas declarações, Isabel Palma garante que o avião voltou para trás e aterrou no aeroporto da Portela por volta das 11h30, manobras feitas em segurança. Sobre o problema do avião, não foram avançado mais pormenores uma vez que o aparelho está a ser inspeccionados pelos serviços técnicos da companhia aérea.

A TAP garante ainda que os passageiros que voltaram para terra estão a ser acompanhados, foi-lhes servida uma refeição e que estão à procura de uma solução tão breve quanto possível para que possam seguir viagem.

Danos em dois carros e uma habitação
Em declarações à agência Lusa, fonte do comando de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) adiantou que foram recolhidas em Camarate, 30 peças, a maior das quais com cerca de quatro centímetros, depois de testemunhas terem dado conta do incidente junto da esquadra local.

A mesma fonte disse que, na sequência da queda das peças do avião da TAP, duas viaturas ficaram com os vidros partidos e uma habitação ficou com os estores danificados.

Acrescentou ainda que não houve registo de feridos, apenas danos materiais.

[notícia actualizada às 16h25]