Tempo
|

Dia de nervos. Alunos do secundário recebem notas de exames nacionais

11 jul, 2014

Depois de ter sido adiado duas vezes, também serão conhecidos os resultados do teste diagnóstico de Inglês, obrigatório para os alunos no 9º ano.

Vão ser divulgadas esta sexta-feira as notas da primeira fase dos exames nacionais dos alunos do secundário. É um dia de grande expectativa para alunos e familiares, uma vez que as classificações são parte fundamental para o acesso ao ensino superior.

A primeira fase começou no dia 17 de Junho e terminou a 27 do mesmo mês.

A Renascença esteve esta manhã na Escola D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, onde, ainda antes das 8h00, já estavam alunos à espera da afixação das pautas.

De acordo com os dados estatísticos divulgados pelo Ministério da Educação e Ciência, relativos às inscrições para os exames nacionais de 2014, 88.356 alunos inscritos (56% de um total de 158.566) manifestaram intenção de continuar a estudar e de se candidatarem a um curso superior.

Os dados revelam também que há uma redução de quase mil alunos no total do número de inscritos nos exames: em 2013 eram 159.153 e, em 2014, são 158.566.

Esta sexta-feira vão também ser conhecidos os resultados do teste de diagnóstico de inglês Key for Schools, para os alunos do 9.º ano, depois do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), ter adiado duas vezes a data de divulgação.

Mais de 121 mil alunos realizaram, no final de Abril, o teste de diagnóstico concebido pelo Cambridge English Language Assessment, organismo que pertence à Universidade de Cambridge.

Este teste era obrigatório para todos os alunos do 9.º ano e opcional para os estudantes com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos.