Emissão Renascença | Ouvir Online

Brigas Afonso, o nome que vai assinar a sua nota de liquidação do IRS

08 jul, 2014

Novo responsável pela Autoridade Tributária e Aduaneira é considerado um homem da casa e um funcionário público "à moda antiga".

Está escolhido o novo responsável pela Autoridade Tributária e Aduaneira. António Brigas Afonso vai suceder a José Azevedo Pereira, de acordo com a notícia avançada no “Jornal de Negócios”.

Brigas Afonso ocupou até agora o cargo de subdirector-geral para a área dos impostos especiais sobre o consumo. Sobe na hierarquia e deixa pra trás nomes como Abílio Morgado, assessor de Cavaco Silva, e José Maria Pires.

Ainda de acordo com o jornal, diz quem já se relacionou com ele que Brigas Afonso é um funcionário público "à moda antiga", dedicado, diplomático e com um profundo conhecimento técnico das matérias.

A estrutura que agora vai liderar é uma das mais importantes do Estado Central. Além de administrar cerca de 60% de toda a receita pública, tem ainda de assegurar um eficiente financiamento das funções vitais do Estado. É também sobre ele que recai a responsabilidade de, em última linha, ficar as imprecisões e as indefinições da lei fiscal.

Até agora um nome desconhecido da esmagadora maioria dos contribuintes, será ele que vai passar a assinar a nota de liquidação do IRS dos contribuintes.

Para já, a nomeação de Brigas Afonso não é oficial e não é conhecida uma data para a sua tomada de posse.