Emissão Renascença | Ouvir Online

Detido com uma faca na placa do aeroporto de Lisboa

04 jul, 2014

O cidadão holandês tinha uma faca e preparava-se para tentar entrar num avião da TAAG para Luanda.

Um homem foi detido na noite passada, por ter entrado sem autorização na placa do aeroporto de Lisboa e será ainda esta sexta-feira ouvido em tribunal, disseram à Lusa fontes oficiais.

O indivíduo, do sexo masculino, "foi detido dentro do perímetro do aeroporto e o caso foi entregue às autoridades policiais", disse à Lusa o porta-voz da empresa Aeroportos e Navegação Aérea (ANA), Rui Oliveira.

O responsável adiantou que a detecção na placa, seguida da detenção, se deu cerca das 22h30 de quinta-feira.

O comissário Rui Costa, porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, disse à Lusa que o individuo, de nacionalidade estrangeira, foi encontrado e detido por intrusão em lugar vedado ao público e que estava na posse de uma arma branca (uma faca).

O homem, de nacionalidade holandesa, foi detido junto de um avião da transportadora aérea angolana, TAAG, que deveria ter partido para Luanda na noite de quinta-feira, disse à Lusa, em Luanda, o porta-voz da TAAG, Carlos Vicente.

Carlos Vicente acrescentou que a situação provocou um atraso no voo, entre Lisboa e a capital angolana, de duas horas e 43 minutos.

Uma "sombra"
O caso deu-se pouco antes da partida de Lisboa do voo DT 653, agendado para às 22h15 de quinta-feira.

Durante as manobras de aproximação de uma manga para entrada de passageiros, pessoal de terra avistou uma "sombra" junto ao aparelho da TAAG, explicou Carlos Vicente.

"De imediato o pessoal accionou a polícia aeroportuária, que chegou ao local e detectou um indivíduo, estranho, de nacionalidade holandesa, que presumivelmente teria violado o espaço da placa do aeroporto da Portela e que foi em direcção ao avião", acrescentou o porta-voz da TAAG, em declarações à Lusa, em Luanda.

O avião chegou à capital angolana, com 190 passageiros a bordo, cerca das 8h00 de hoje.

"Não se sabe ao certo o que terá acontecido, como é que o indivíduo conseguiu entrar na placa. Sabemos que o serviço de segurança no aeroporto da Portela é credível, aguardamos informações", disse ainda Carlos Vicente.