Emissão Renascença | Ouvir Online

Mais de 1.500 desaparecimentos de crianças e jovens em Portugal

23 mai, 2014

Os números apresentados pela Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas revelam que é entre os 13 e os 18 anos que ocorrem mais desaparecimentos.

Mais de 1.500 desaparecimentos de crianças e jovens em Portugal

Em 2013, registaram-se mais de 1.500 desaparecimentos de crianças e jovens em Portugal. Os dados são da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas, com base nas participações recebidas pela Policia Judiciaria.

Os números apresentados revelam que é entre os 13 e os 18 anos que ocorrem mais desaparecimentos.

Estes dados resultam de uma contagem de todas as ocorrências, mesmo que sejam praticadas várias vezes pela mesma criança, e foram divulgados a propósito do dia 25 de Maio, o próximo domingo, quando se assinala o Dia das Crianças Desaparecidas.

Também foram divulgados os números da Linha SOS Criança, que registou 60 novos casos de desaparecimentos de crianças. O método de trabalho é diferente: aqui contabilizam-se apenas as crianças envolvidas, mesmo que uma única criança desapareça várias vezes.

Maria João Pena, técnica da linha SOS, revela que o número de desaparecimentos aumentou, assim como as fugas de instituições.

A maioria dos desaparecidos tem entre os 14 e os 16 anos, muitos viviam em Lisboa, Setúbal, Porto e Leiria. Os meses de Junho e Julho foram aqueles que registaram mais desaparecimentos.