Emissão Renascença | Ouvir Online

Cavaco na China com delegação de mais de 100 empresários

12 mai, 2014

Com o Presidente da República viaja o administrador de uma rara empresa têxtil que, em vez de sofrer com a influência asiática no sector, exporta para a China.

O Presidente da República, Cavaco Silva, já chegou à China, para uma visita de Estado que dura toda a semana.

O Presidente da República está apostado em melhorar as relações entre Portugal e o gigante asiático, sobretudo na dimensão económica, pelo que se faz acompanhar de uma delegação empresarial com mais de 100 pessoas.

Empresários de tecnologia, energia, turismo, vinhos, cerâmica, saúde, farmacêutica e advogados ligados às privatizações estão entre os portugueses que esperam voltar da China com novas oportunidades de investimento e de negócio.

Entre estes encontra-se César Araujo, administrador da Calvelex, uma empresa do ramo têxtil que, contra a corrente, exporta para a China.

Precisamente numa altura em que as empresas têxteis em Portugal começavam a sentir o impacto da indústria chinesa, a Calvelex optou por ir para o terreno do adversário, onde se mantém há 12 anos.

"Deslocámo-nos à China e construímos um escritório. A partir desse momento, começámos a notar o que o mercado necessitava e começámos a exportar produtos que os chineses queriam consumir mas tinha dificuldade em conseguir. Não fizemos negócios da China, fomos fazer negócios com a China", explica.