Tempo
|

Verdes

“Abril está a perder a força”

25 abr, 2014 • Eunice Lourenço

Deputado José Luís Ferreira critica privatização do tratamento de resíduos e acusa governos de estarem a destruir Estado social. Discurso abre sessão solene dos 40 anos do 25 de Abril.

Portugal é um país melhor 40 anos depois da Revolução, mas “Abril está a perder a força”, acusou o deputado do Partido Ecologista Os Verdes, José Luís Ferreira.

No primeiro discurso da sessão solene que assinala os 40 anos do 25 de Abril, José Luís Ferreira acusou o Governo de estar a “destruir intencionalmente” o Estado social e apelou a uma mudança de Executivo.

O deputado do PEV lembrou os capitães de Abril, “que foram capazes de dar corpo ao sentir de um povo inteiro”, mas também recordou “os homens e mulheres que lutaram por um país livre” durante décadas na resistência.

“Abril promoveu uma substancial melhoria nas condições de vida”, reconheceu José Luís Ferreira, enumerando várias factores como o acesso à saúde, o direito ao trabalho e à educação, o fim da censura e da guerra.

Mas, para o deputado do PEV, os últimos anos trouxeram retrocessos. “Em cada esquina temos duas pessoas sem trabalho” e “a fome espreita”, “a saúde passou a ser um luxo” e “transformam os jovens licenciados em emigrantes”, acusou o deputado.
 
José Luís Ferreira condenou ainda  a privatização da EGF, a empresa que gere os resíduos, e terminou o seu discurso com um apelo a uma mudança de Governo.