Emissão Renascença | Ouvir Online

Famílias numerosas emigradas ajudam as que querem sair do país

25 abr, 2014

A luta é tentar conseguir que haja em Portugal "uma verdadeira liberdade para cada família conseguir ter o número de filhos que deseja", diz a Associação de Famílias Numerosas.

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) alerta que muitas famílias estão a emigrar e a recorrer à ajuda de outras que já o fizeram para encontrar emprego no país de acolhimento.

"O desemprego numa família numerosa é particularmente grave" e "temos já várias famílias que estão a emigrar", disse a secretária-geral da associação, Ana Cid, à agência Lusa, a propósito dos 15 anos da APFN, que serão assinalados no sábado.

Para as ajudar, a associação tem procurado que outras famílias já emigradas "apoiem as que pensam partir e as ajudem a perceber, em cada um dos países, quais os apoios que podem ter e conseguir".

"Nalguns casos, já foi possível conseguir que famílias apoiassem outras na procura de emprego local", adiantou Ana Cid. A responsável contou que há casos em que emigra apenas a mãe ou o pai, "mas há muitos casos em que emigra a família toda".

"Elas partem com a perspectiva de um dia poderem voltar", disse, comentando que a emigração é uma "experiência interessante, mesmo para os filhos", mas se for "uma opção e não uma obrigação".

Falando sobre o trabalho realizado pela associação, Ana Cid disse que luta é tentar conseguir que haja em Portugal "uma verdadeira liberdade para cada família conseguir ter o número de filhos que deseja".

"Só é possível agir sobre este problema [quebra da natalidade], identificando-o e reconhecendo-o como um problema", o que já está a acontecer com a colocação do tema na agenda política. "Nós acreditamos que há uma solução e continuaremos a trabalhar no sentido de dar o nosso contributo positivo para a resolução desse problema", frisou.

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas realizou em 2009 um estudo em que se concluiu que os portugueses desejavam ter, em média, 3,1 filhos quando estão a ter 1,2.