Tempo
|

Universidade de Évora

Nova reitora à procura de maior “fluidez financeira”

24 abr, 2014 • Rosário Silva

Ana Costa Freitas quer aumentar receitas e intensificar as relações com outras instituições de ensino superior, nomeadamente, com a Universidade da Extremadura. A tomada de posse é a 9 de Maio.

Ana Costa Freitas, docente do Departamento de Fitotecnia, é a nova reitora da Universidade de Évora.

A professora sucede a Carlos Braumann, que não se recandidatou, depois de ter vencido o acto eleitoral desta quarta-feira, numa corrida disputada por mais três candidatos.

A nova reitora, de 59 anos, diz-se “consciente” de que parte para um desafio exigente, tanto mais que “os tempos que se avizinham são difíceis”, embora isso não a impeça de começar já a trabalhar nos planos que, estrategicamente, já tinha na sua mesa para os próximos quatro anos.

“Os planos que tenho, por agora, e no que toca à co-reestruturação do ensino superior, é o profundar a ligação com os politécnicos da região e com a universidade da Extremadura (espanhola). Pretendo também fazer um consórcio interno com universidades de Lisboa e do Algarve, eventualmente”, diz Ana Costa Freitas à Renascença.

As energias renováveis, a aeronáutica, o património, as áreas agrícola e florestal, as tecnologias de informação e a economia social são áreas em que a nova reitora diz ser necessário apostar, tendo em conta o desenvolvimento da região que, tal como outras em circunstancias idênticas, sofre do problema da interioridade e da falta de jovens.

O financiamento das universidades é um entrave à sua expansão, pelo que Ana Costa Freitas diz estar já a estudar formas de conseguir encontrar alternativas. “Serão os concursos a projectos europeus que nos permitam maior fluidez financeira que precisamos, tanto mais que sabemos que neste momento não se vislumbra que o Governo venha a aumentar o orçamento das universidades, por isso temos, nós, de encontrar formas de aumentar as receitas próprias”, assegura.

Ana Costa Freitas já foi vice-reitora da academia alentejana, entre 2006 e 2010, e integra  o Conselho Geral da instituição. A nova reitora ocupou também o cargo de Conselheira no Gabinete de Conselheiros Políticos do presidente da Comissão Europeia, em Bruxelas, entre os anos de 2011 e 2013.

A tomada de posse da nova reitora da Universidade de Évora está marcada para 9 de Maio.