Emissão Renascença | Ouvir Online

Quase todo o país de amarelo. Há chuva, vento e agitação marítima

31 mar, 2014

As máximas continuam baixas, à excepção do Funchal, onde o termómetro pode subir aos 19 graus. Segundo o IPMA, a chuva e o vento vão continuar a marcar presença até quinta-feira, dia 3 de Abril.

Portugal está esta segunda-feira sob aviso amarelo, com excepção do grupo oriental dos Açores. Chuva, vento, neve e agitação marítima é o cenário previsto pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, toda a costa portuguesa (distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro) está pintada de amarelo, prevendo-se ondas de noroeste entre quatro e 4,5 metros. O aviso dura até às 12h00 de terça-feira.

Para o arquipélago da Madeira foi emitido um aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte e com possibilidade de ocorrência de trovoadas, ao vento forte do quadrante oeste com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora e à agitação marítima.

Foi ainda recomendado aos proprietários ou armadores de embarcações que tomem precauções para que os barcos permaneçam nos portos de abrigo.

Por causa das condições atmosféricas, o navio Lobo Marinho, que faz a ligação entre a ilha da Madeira e a de Porto Santo, não realiza hoje a viagem.

Nos Açores, apenas o grupo oriental (ilhas de São Miguel e Santa Maria) não tem qualquer aviso.

A previsão para este início de semana aponta pra céu geralmente muito nublado no continente, períodos de chuva ou aguaceiros, que podem ser fortes e acompanhados de trovoada, queda de neve acima de 1200/1400 metros, vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se gradualmente moderado a forte com rajadas da ordem de 65 quilómetros/hora, em especial no litoral.

Nas terras altas, prevê-se vento moderado a forte, com rajadas até 70 quilómetros/hora, tornando-se gradualmente forte a muito forte com rajadas até 85 quilómetros/hora.

Em Lisboa, Faro, Beja e Castelo Branco prevê-se uma máxima de 16 graus, no Porto e em Braga 15, Guarda 9, Bragança 13, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Santa Cruz das Flores e Viseu 14 e no Funchal 19.