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Sondas vão avaliar sinal da TDT após o apagão do sinal analógico

17 fev, 2014

Anacom quer saber se a TDT chega a casa dos consumidores nas melhores condições. Em funcionamento já está a rede piloto, com quatro freguesias: Vialonga, Benavente, Benfica do Ribatejo e Odivelas. 

Quase dois anos após o apagão do sinal analógico de TV, a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) apresentou um projecto para avaliar se a Televisão Digital Terrestre (TDT) chega nas melhores condições a casa dos consumidores. Cerca de 400 sondas vão ser distribuídas por todo o território para fazer esta monitorização.

O projecto, que será concluído no início do terceiro trimestre deste ano, representa um investimento de 450 mil euros e passa pela colocação de 386 sondas em locais distintos.

Quatro já estão a funcionar desde Dezembro numa rede-piloto inicial com as freguesias de Vialonga, Benavente, Benfica do Ribatejo e Odivelas, onde o sinal se tem mostrado "estável" e "sem grandes problemas", tendo havido apenas um problema em Vialonga, que terá de ser reportado à PT, operador responsável pela transmissão de sinal, segundo os responsáveis da Anacom.

As restantes 14 sondas vão servir de reserva, para casos de avaria, ou para análises paralelas.

"Iniciámos este projecto, que é pioneiro em Portugal, em parceria com várias instituições. As sondas vão monitorizar o sinal de TDT 24 horas por dia, sete dias por semana e vão permitir cobrir todo o país. Com esta monitorização vamos poder verificar se o sinal tem a qualidade exigida e se não tiver, reportar ao operador para este actuar", explicou a presidente da Anacom, Fátima Barros.

Sublinhando que as sondas são "tecnologia 100% portuguesa", Fátima Barros considera a ferramenta "fundamental" e espera que a mesma possa ser exportada para países "com um problema comum".

Desde finais de 2011, a Anacom realizou 500 acções de fiscalização através das unidades móveis do regulador, que apenas conseguem medir o sinal nesse mesmo momento, o que significa que quando uma equipa se dirige a um local o sinal pode estar bom, mas ter falhas logo depois sem ser detectado.

Fátima Barros adiantou que as queixas se reduziram, tendo a Anacom recebido entre 100 a 200 por mês nos últimos quatro meses, além de as reclamações da DECO também terem caído - 800 em Outubro, 59 em Novembro e apenas quatro em Dezembro - não tendo sido reportada ainda nenhuma este ano.