Emissão Renascença | Ouvir Online

“Completa normalidade” nos Açores. Continente sob chuva

14 fev, 2014

São poucas as alterações para o fim-de-semana no território de Portugal Continental. No domingo, a chuva já vai cair menos.

“Completa normalidade” nos Açores. Continente sob chuva
É de absoluta normalidade a situação, esta sexta-feira de manhã, nos Açores. Depois do mau tempo, o dia nasce sem que se tenha registado qualquer problema durante a noite e madrugada.

“Completa normalidade. Desde as 21h21 que não registamos nenhuma ocorrência”, indica à Renascença o director de Serviços de Planeamento e Operações do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, João Santos.

“O nível de prontidão foi mantido face aos avisos que estavam no ar, mas neste momento, o arquipélago está todo a verde. O aviso terminou às 6h00 e, portanto, neste momento entramos em rotina”, acrescenta.

Ontem, os grupos central e ocidental dos Açores estiveram sob aviso vermelho, devido ao vento e à forte ondulação. Registaram-se 85 ocorrências, com a situação mais complicada a envolver quatro famílias das ilhas Terceira e São Jorge, que ficaram desalojadas depois de as suas casas terem ficado sem telhas.

Na Madeira, mantém-se o aviso laranja, devido à ondulação na costa norte da ilha e em Porto Santo. Durante a madrugada não houve, contudo, registo de qualquer ocorrência, segundo a Protecção Civil do arquipélago.

Chuva e vento esta sexta-feira no continente
No território continental, as condições meteorológicas vão agravar-se, ao longo do dia.
Toda a zona de costa entre Viana do Castelo e Vila Real de Santo António está sob aviso laranja relativo a ondulação e espera-se chuva forte no Minho e Douro Litoral.

“O dia vai começar com bastante vento no litoral, com rajadas na ordem 70 a 90 quilómetros por hora, bem como nas terras altas. Os períodos de chuva serão fortes durante a tarde, em especial nas região Norte e Centro, mas vão passando a regime de aguaceiros, que poderão ser fortes, de granizo e acompanhados de trovoada”, refere o meteorologista Ricardo Tavares.

Para o fim-de-semana, prevê-se uma ligeira melhoria, mais significativa no domingo.

“A situação vai-se mantendo não com chuva tão contínua, mas uma situação com períodos de céu muito nublado e aguaceiros no sábado, que poderão ser pontualmente fortes e acompanhados de granizo e trovoada. Queda de neve acima dos mil ou 1500 metros. O vento vai ser um pouco mais calmo, fraco a moderado do quadrante Oeste. No domingo, também com alguma nebulosidade, mas já com menos precipitação”, descreve o mesmo meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).