Emissão Renascença | Ouvir Online

Protecção Civil deixa conselhos aos condutores devido às cheias

11 fev, 2014

Chuva continua até sexta-feira. Sol só deve regressar no fim-de-semana, acompanhado de frio.

A forte queda de chuva esta terça-feira já provocou muitas inundações e cortes de estradas e a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou mais de 200 ocorrências desde a meia-noite. 
 
De acordo com o adjunto de operações nacional,  Miguel Cruz, a maioria das ocorrências está relacionada com inundações.

“A precipitação irá tendencialmente diminuindo ao longo dia, mas ainda assim, os conselhos que deixamos são: uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a formação de lençóis de água nas vias e evitar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas”, alerta Miguel Cruz.

Durante a tarde de terça-feira, o vento e a chuva continuam, mas vão abrandar ao final do dia, tal como a agitação marítima, que também vai abrandar.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, para o resto da semana vai haver mais do mesmo: chuva, por vezes persistente, até sexta-feira. O sol só deve regressar no fim-de-semana.

"Depois, a partir do fim-de-semana vamos entrar numa situação diferente já com o tempo seco a predominar e com uma descida significativa da temperatura mínima da ordem dos 5/7 graus ", disse à Lusa a meteorologista Ilsa Novo, salientando que esta situação é normal para a época.