Emissão Renascença | Ouvir Online

Mau tempo coloca país sob aviso. Vêm aí ondas gigantes

08 fev, 2014

Agravamento do estado do tempo é resultado de uma depressão que vai passar pelo país. Noite de domingo para segunda é a mais crítica.

Mau tempo coloca país sob aviso. Vêm aí ondas gigantes
Este vai ser um fim-de-semana de mau tempo, com todo o país sob avisos da meteorologia. Para sábado, a previsão indica chuva, mas há um agravamento significativo esperado para a noite de domingo para segunda-feira.

Toda a costa a norte de Lisboa está sob aviso vermelho do Instituto Português do Mar e da Atmosfera por causa da agitação marítima. A partir das 21h00 de domingo, o aviso estende-se a toda a costa continental portuguesa, o que se mantém até segunda-feira à tarde.

Em paralelo, e tendo em conta estas previsões meteorológicas, a Protecção Civil elevou o estado de alerta, passando a amarelo entre as 9h00 de domingo e as 14h00 de segunda-feira.

O agravamento do estado do tempo é resultado de uma depressão que vai passar pelo país, como explica o meteorologista Bruno Café, do IPMA.

“Tem a ver com a aproximação de uma depressão que poderá passar sobre o nosso território durante a noite de domingo para segunda, e com a aproximação temos um aumento da precipitação e principalmente do vento, o que é mais significativo, juntamente com as ondas que poderão atingir oito a dez metros no período mais crítico”, indica o meteorologista.

Previsões para sábado e domingo
Bruno Café explica que sábado terá “períodos de chuva durante a manhã, que poderá ser por vezes forte mais na região Sul, que vai passando gradualmente a regime de aguaceiros”.

“Temos queda de neve acima dos 1.400 metros, que vai descendo gradualmente até aos 800, 600 metros, e o vento a soprar moderado até meio da manhã, moderado a forte no litoral com rajadas dos 80 a 90 quilómetros por hora, e forte nas terras altas, com rajadas até aos 110 quilómetros por hora, depois a enfraquecer a partir do final da tarde”, acrescenta.

Já para domingo, o IPMA prevê, “um dia de períodos de chuva e aguaceiros, tornando-se forte a partir da manhã, queda de neve acima dos 600/800 metros e subindo a cota para os pontos mais altos da Serra da Estrela durante a tarde”. Quanto ao vento, será moderado, “que se vai tornando gradualmente forte no litoral, estendendo-se gradualmente ao interior, com rajadas na ordem dos 90 a 110 quilómetros hora, e nas terras altas a passar para muito forte, com rajadas na ordem dos 110 a 130 quilómetros hora”.
Há avisos no Continente e regiões autónomas e a agitação do mar motiva o aviso máximo da meteorologia.

“Os avisos mais gravosos são os de agitação marítima, que durante o dia de hoje situar-se-ão no vermelho a norte do Cabo Raso, passando a laranja no domingo e nessa noite para segunda-feira voltarão a vermelho para toda a costa ocidental. Em relação à precipitação, temos aviso amarelo para esse período entre domingo e segunda-feira, e para as rajadas temos aviso amarelo que passara a laranja durante esse período mais crítico”, descreve Bruno Café.

Autoridades atentas à Costa da Caparica
Por seu lado, o comandante do Porto de Lisboa, Cruz Gomes, diz que a situação está controlada, embora esteja atento à Costa da Caparica. “Vai ser a nossa zona mais problemática, mais concretamente a frente urbana da Costa da Caparica e os paredões.”

“Prevê-se ondulação na ordem dos dois, três metros, no máximo quatro metros, o vento com alguma força, rondando de noroeste para sul e depois volta a rondar mais para noroeste. As marés continuam relativamente fracas, em função destes factores, em princípio não devera haver qualquer tipo de estrago”, estima o comandante.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil ainda não registou este sábado ocorrências relevantes devido ao mau tempo.

[Notícia actualizada às 15h00]