Estudo

Portugueses são os que mais partilham carro na Europa

06 fev, 2014 • Sandra Afonso

Logo atrás dos portugueses surgem os turcos, também entusiastas da partilha de automóvel. Seguem-se os franceses, os espanhóis e os britânicos.

Portugueses são os que mais partilham carro na Europa
Portugueses são os que mais partilham carro na Europa
Os portugueses são os que mais partilham carro na Europa. É uma das conclusões de um estudo sobre o uso do automóvel, avançado esta quinta-feira pelo Observador Cetelem, em parceria com a empresa de análise de mercados TNS Sofres. Segundo este trabalho, 28% dos inquiridos partilhou deslocações nos últimos 12 meses.

Quase 3 em cada 10 portugueses inquiridos admite ter partilhado carro no último ano, o que fica acima da média europeia, que não vai além dos 20%. Logo atrás dos portugueses surgem os turcos, também entusiastas da partilha de automóvel. Seguem-se os franceses, os espanhóis e os britânicos.

As mulheres são mais cépticas do que os homens, apenas 34% admite dentro de 10 anos usar um carro que não lhe pertence, enquanto quase metade dos homens admite essa possibilidade.

A esmagadora maioria dos portugueses que responderam, 94%, diz que a confiança na marca é decisiva na hora de comprar carro. Cerca de metade, 51%, diz que utilizaria mais o automóvel se tivesse tecnologia suplementar, como GPS integrado, sensor de marcha atrás e TV para o passageiro.

Mais de metade está a pensar comprar peças soltas na internet para o veículo, um em cada dez diz que já repara o carro em casa.

Este inquérito foi realizado em Novembro, em oito países europeus, incluindo Portugal. Foram questionadas 4830 pessoas, pelo menos 600 por país.