Emissão Renascença | Ouvir Online

Saiba quais são os 20 tribunais que vão fechar

06 fev, 2014

Governo garante que vai encerrar menos 29 tribunais do que o previsto no memorando de entendimento com a "troika".

Saiba quais são os 20 tribunais que vão fechar

A ministra da Justiça revelou esta quinta-feira que o novo mapa judiciária prevê o encerramento de 20 tribunais. O anúncio foi feito por Paula Teixeira da Cruz em conferência de imprensa, após o conselho de ministros onde foi aprovada a medida.

A ministra recusou a ideia de se estar a fechar serviços, sobretudo no interior do país. Pelas contas da ministra, vão ser encerrados 20 tribunais, menos 29 que o previsto no memorando de entendimento com a "troika". Um dos critérios foi encerrar os tribunais com menos de 250 processos por ano, assegurou.

Os tribunais que vão encerrar estão localizados em Sever do Vouga, Penela, Portel, Monchique, Fornos de Algodres, Mêda, Bombarral, Cadaval, Castelo de Vide, Ferreira do Zêzere, Mação, Sines, Paredes de Coura, Boticas, Murça, Sabrosa, Mesão Frio, Armamar, Resende e Tabuaço.
 
Em compensação, anunciou a ministra, vão ser criadas 27 secções de proximidade.

A reforma na Justiça passa também por um "reforço no combate à criminalidade", garantiu Paula Teixeira da Cruz. “Passamos de 6 para 14 departamentos de investigação e acção penal (DIAP)", precisou. Os novos DIAP vão ser criados em Braga, Faro, Funchal, Leiria, Lisboa Norte, Ponta Delgada, Santarém e Viseu.

Na sua intervenção, a governante disse ainda que para os cidadãos a Justiça é um "mundo opaco" e que esta reforma pretende mudar essa percepção.


[notícia actualizada às 14h30]