Emissão Renascença | Ouvir Online

Protecção Civil registou mais de 400 ocorrências provocadas pelo mau tempo

17 jan, 2014

Foi emitido um alerta amarelo para o continente entre as 00h00 desta sexta-feira e as 20h00 de sábado, devido à previsão de precipitação, queda de neve, agitação marítima e vento forte.

O mau tempo da última madrugada e manhã afectou, sobretudo, o distrito de Lisboa com muita chuva e queda de granizo que deixou vias obstruídas e provocou várias inundações. A Protecção Civil tinha recebido, até às 18h30 notícia de mais de 400 ocorrências, a maioria das quais, 233, na zona da grande Lisboa.

Algumas zonas de Lisboa, Carcavelos e Carnaxide acordaram esta manhã cobertas de branco. A Avenida Portugal, em Carnaxide, teve de ser cortada ao trânsito devido à acumulação de gelo, que chegou a ter 40 centímetros.

Para além de imagens inéditas, a queda de granizo não provocou estragos de maior.

Albarraque, Queluz e Cacém, no concelho de Sintra, foram áreas mais afectadas, sem que se tenham verificado estragos, de acordo com fonte da Protecção Civil municipal.

Nas zonas mais baixas da capital, as pequenas inundações foram a nota dominante, com a PSP a indicar que a pior situação foi registada na confluência entre as avenidas Gago Coutinho e Estados Unidos da América, onde a água atingiu 50 centímetros de altura.

Também no Campo Grande e Alameda das Linhas de Torres houve dificuldades na circulação de trânsito e houve ainda registo de várias inundações em Chelas.

A forte chuva provocou alguns acidentes com motociclistas, nomeadamente no túnel da avenida João XXI, na avenida João XXI, junto ao Estádio de Alvalade, e outro junto à Escola Superior de Educação em Benfica, no sentido Benfica-Aeroporto.

Mais a Norte, a Câmara do Porto decidiu interditar a partir das 00h00 de sexta-feira a circulação de veículos e pessoas junto à foz do Douro e ao mar devido aos alertas de agravamento do estado do tempo, nomeadamente ondulação forte.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu um alerta amarelo para o continente entre as 00h00 desta sexta-feira e as 20h00 de sábado devido à previsão de precipitação, queda de neve, agitação marítima e vento forte.

Face à previsão de mau tempo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foi emitido o alerta amarelo, que prevê "ocorrência de fenómenos, que não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens".

O alerta amarelo "pressupõe também um incremento da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de acções preparatórias para eventuais intervenções".

De acordo com a ANPC, espera-se que a partir de sábado haja um gradual desagravamento das condições meteorológicas. Na Madeira mantém-se o aviso vermelho para agitação marítima.

[Notícia actualizada às 20h00]