Emissão Renascença | Ouvir Online

“Uma ponte para decidir o futuro”

12 nov, 2013 • Teresa Almeida

Pôr os alunos do secundário a escolher perspectivas de carreira é o objectivo da “Inspiring Future”, que a partir de Janeiro vai ajudar jovens de 70 escolas de Lisboa a escolher não uma profissão, mas a que mais se adequa às suas capacidades.

“Uma ponte para decidir o futuro”
Abrir horizontes e fazer a ponte entre o ensino secundário e o universitário é o objectivo da iniciativa “Inspiring Future”, um projecto que pretende que “os alunos façam atempadamente as suas escolhas e percebam qual a decisão que vão tomar”.

A explicação é do presidente da start-up, Eduardo Filho, que chama a atenção da decisão tomada: vai “afectar a vida toda”.

iniciativa prevê chegar aos 40 mil alunos, de 70 escolas da Grande Lisboa, já a partir de Janeiro. Pretende explicar aos estudantes entre os 16 e os 19 anos as qualidades que podem fazer a diferença, na hora da escolha. 

“A pró-actividade, o empreendedorismo, tomar uma boa decisão nesta fase” podem alterar o rumo de cada um. “Enfim, tudo que se relacione com transições de perspectiva entre o secundário e o superior e deste para o mundo do trabalho”, acrescenta.

Agregar as universidades foi fácil, a novidade é que vão estar também presentes as empresas, ou seja, os futuros empregadores – uma novidade que vai permitir a angariação de talento para que mais tarde possam “ser estes alunos, os futuros trabalhadores de grandes empresas”, defende Eduardo Filho.