Emissão Renascença | Ouvir Online

"Situação orçamental das universidades está sob ataque cerrado desde 2005"

01 nov, 2013 • Rosário Silva

Aprovação da proposta de Orçamento do Estado na generalidade coincidiu com Dia da Universidade de Évora. Reitor diz que as universidades estão "no limiar da sustentabilidade".

"Situação orçamental das universidades está sob ataque cerrado desde 2005"
O início do ano lectivo na Universidade de Évora (UE) ficou marcado, esta sexta-feira, pelas críticas do reitor às medidas dos sucessivos governos. Carlos Braumann considera que a "a situação orçamental das universidades está sob ataque cerrado desde 2005 e está a atingir o limiar da sustentabilidade". 

O reitor da UE afirma que o cenário de dificuldades no ensino superior é transversal, mas argumenta que acaba por penalizar mais quem se localiza em regiões com um tecido produtivo mais débil, como é o caso do Alentejo.

O Dia da Universidade de Évora coincidiu com a aprovação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2014, um tema que não passou ao lado de Carlos Braumann. 

"Os compromissos da tutela para o Orçamento de 2014 penalizavam já muito as universidades, mas não estão a ser cumpridos, pois ocorreu posteriormente um corte e, mais recentemente, um novo corte que excede largamente o ajuste das reduções remuneratórias", sustenta. 

"Será erro de cálculo a corrigir ou será um corte adicional encapotado ou deliberado?", questionou ainda o reitor da UE.