Emissão Renascença | Ouvir Online

Dia Mundial da Poupança

Alunos de Economia explicam como poupar

31 out, 2013

Nas 11 cantinas das faculdades da Universidade do Porto, os individuais em papel, colocados nos tabuleiros, vão apresentar um conjunto de orientações económico-financeiras. A iniciativa é da Faculdade de Economia, em parceria com o FEP Finance Club e uma instituição bancária.

Alunos de Economia explicam como poupar

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) assinala, esta quinta-feira, o Dia Mundial da Poupança com a iniciativa “Literacia Financeira à la Carte”.

Nas 11 cantinas dos Serviços Académicos e Sociais da Universidade do Porto (SASUP), os individuais em papel, colocados nos tabuleiros, vão apresentar "menus de poupança", que incluem entradas, prato principal e sobremesa. Na prática, trata-se de um conjunto de orientações económico-financeiras, que pretendem chegar aos cerca de quatro mil estudantes que, diariamente, fazem refeições nas cantinas da UP.

“Vamos veicular algumas informações úteis, relacionadas com a literacia financeira, e achamos que é uma ideia vencedora, na medida em que, primeiro, tem abrangência, porque chega ao nosso público-alvo, que são os estudantes, e é lúdico, descontraído e informal, permitindo aos estudantes discutirem sobre os temas em questão”, explica à Renascença Cláudia Ribeiro, professora da FEP.

A iniciativa surgiu no “Concurso de Ideias”, da “€ducar na U.Porto” (Programa de Promoção da Literacia Financeira da mesma universidade) através de um grupo de estudantes do Master in Finance da FEP, constituído por Ana Sofia Pinto, Márcia Azevedo e Marcos Azeredo, que, afirma a professora, “têm sido uma ajuda preciosa neste projecto da literacia financeira”.

Desde 2012 que a FEP, através do projecto “€ducar na U.Porto”, tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas para a promoção da literacia financeira na Faculdade e junto da comunidade envolvente. As iniciativas englobam a organização de conferências sobre o papel das escolas, das empresas e dos media na promoção da educação financeira na sociedade, o desenvolvimento de programas de formação, investigação e voluntariado com o envolvimento de outras instituições do tecido económico e social.

“Nós colaboramos também com o plano nacional de formação financeira, promovido pelo conselho nacional de supervisores e, sendo colaboradores nesse projecto, quisemos associar-nos uma vez mais às comemorações do dia da formação financeira”, explica Cláudia Ribeiro.

A FEP está ainda a finalizar um estudo sobre os níveis de literacia financeira da comunidade de estudantes da UP e, da análise dos dados já recolhidos, conclui-se que a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Economia apresentam os níveis mais elevados de literacia financeira.

Em relação às restantes faculdades, os valores são “mais heterogéneos”, refere Cláudia Ribeiro.

A iniciativa desta quinta-feira, preparada no âmbito do Dia Mundial da Poupança, irá repetir-se quinzenalmente até meados de Fevereiro, garantindo, assim, uma elevada abrangência na comunidade académica.