Emissão Renascença | Ouvir Online

Dia Mundial da Alimentação

Governo vai reforçar presença da fruta nas escolas

16 out, 2013

Mais do que a subnutrição, é a alimentação pobre em frutas e legumes, que muitas vezes se regista em épocas de crise, que preocupa o Ministério da Saúde.

O Governo vai reforçar a presença da fruta nas escolas, prevendo para isso melhorar o sistema de distribuição, anunciou hoje o secretário de Estado e Adjunto da Saúde.

Fernando Leal da Costa falava à agência Lusa após a apresentação do projecto Nutri-Mestres, que consiste na disponibilização aos profissionais de saúde e educação de materiais educativos "e divertidos" sobre nutrição.

No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala esta quarta-feira, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde anunciou o reforço da fruta nas escolas, através do programa de fruta escolar.

Para tal, o sistema de distribuição deverá ser melhorado, adiantou.

Fernando Leal da Costa sublinhou que esta protecção do consumo da fruta é uma das prioridades do Ministério da Saúde em termos de alimentação e garantiu que estão a ser monitorizados os efeitos da crise na nutrição dos portugueses.

Para já, avançou, mais do que a subnutrição, é a alimentação pobre em frutas e legumes, que muitas vezes se regista em épocas de privação económica, que mais preocupa o Ministério da Saúde.

Fernando Leal da Costa elogiou o projecto dos Nutriventures, uma iniciativa de portugueses que utiliza o entretenimento, através da televisão, música, vídeo clips e internet, para convencer as crianças a consumir alimentos saudáveis.

O "truque" desta série reside nos "poderes" que os alimentos saudáveis dão aos "heróis", cujos criadores foram recentemente recebidos pela mulher do presidente dos Estados Unidos, Michelle Obama, no âmbito do seu trabalho contra a obesidade infantil.