Tempo
|

PSD vai propor redução de impostos para famílias numerosas

03 out, 2013

Medida prevê a redução do IMI para famílias com mais de quatro filhos, numa escala crescente. Para agregados com seis ou mais filhos, a poupança poder chegar aos 50%.

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) considera que a proposta do PSD para uma redução do IMI que beneficie as famílias numerosas é uma medida positiva, mas insuficiente.

A medida, que vai ser apresentada esta tarde, prevê a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para famílias com mais de quatro filhos, numa escala crescente. Para agregados com seis ou mais filhos, a poupança pode chegar aos 50%.

O presidente da APFN, Fernando Castro saúda a iniciativa, mas insiste que é preciso mais, porque “Portugal tem um sistema fiscal que é um gigantesco hino contra a família e contra a natalidade”.

“O IMI não entra em linha de conta com a dimensão da família. Uma casa no mesmo local e com a mesma área tem o mesmo IMI para uma pessoa sozinha ou para uma família com dez elementos, o que é manifestamente injusto”, exemplifica o mesmo responsável, para quem “isto já é uma boa ajuda nesse sentido”.

O PSD também vai recomendar alterações no IRS, nomeadamente no plano da educação, ideias que Castro também vê como positivas, embora a APFN defenda  que “a taxa seja determinda em função do rendimento per capita”.