Emissão Renascença | Ouvir Online

Ano lectivo começa com falta de professores nas escolas

12 set, 2013

Directores escolares estão preocupados com a eventual falta de pessoal docente e não docente. Ministro da Educação garante que tudo está preparado.

No dia em que começa o ano lectivo há muitas escolas que ainda estão à espera da colocação de professores e de pessoal auxiliar. É o caso do agrupamento de escolas de Benfica, em Lisboa, que tem perto de três mil alunos e onde faltam 50 professores.

“Eu tinha esperança que as colocações tivessem sido feitas ontem", revela à Renascença o director de agrupamento.

"Vamos a ver se são hoje. Eu espero bem que sim, pois ainda me faltam alguns, cerca de 50 horas”, acrescenta Manuel Esperança. 

O director mostra-se também preocupado com a eventual falta de pessoas não docente.

“A tutela, a partir de 28 de Agosto, atribuiu-me 21 contratos de emprego e inserção, mas esse é um processo muito moroso e tenho receio que as coisas não estejam compostas no dia 17”, afirma.

Apesar desta situação, que se passa um pouco por todo o país, o ministro da Educação, Nuno Crato, garante que o ano lectivo vai começar com toda a normalidade.

“O ano lectivo está a arrancar, as coisas estão preparadas, vai ser um bom ano lectivo, como têm sido os outros porque, nós contamos com o grande empenho dos professores, dos directores, das escolas e de toda a população. Os professores contratados estarão nas escolas na altura necessária, como é evidente”, afirmou na quarta-feira.