Emissão Renascença | Ouvir Online

Alertas de calor alargados até terça-feira

01 set, 2013

Na lista dos distritos onde o calor vai persistir estão Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Leiria e Lisboa, além de toda a região litoral da Madeira e Porto Santo.

Alertas de calor alargados até terça-feira
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alargou até terça-feira os alertas para os distritos do litoral português sob aviso amarelo devido à persistência de calor.

Na lista dos distritos estão Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Leiria e Lisboa, a que se acrescenta toda a região litoral da Madeira, bem como Porto Santo.

De acordo com informação disponibilizada na página de internet do IPMA, o aviso amarelo - o terceiro mais grave numa escala de quatro - vai estar em vigor até às 18h59 de terça-feira.

O aviso amarelo determinado pelo IPMA pressupõe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica e levam o instituto a recomendar algum cuidado.

Além do calor, as zonas do Funchal e Porto Santo, na Madeira, e de Ponta Delgada, nos Açores, apresentam hoje maior risco de exposição raios ultravioleta.

Nesses três pontos do país, o risco é 10 (muito alto), pelo que o IPMA recomenda cuidado e utilização de óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar, além de avisar para a necessidade de evitar a exposição das crianças ao Sol.

Outras cidades do continente português apresentam risco muito alto, embora com índices inferiores, sendo que os cuidados devem ser tomados sobretudo em Évora, Lisboa, Penhas Douradas, Sagres, Santarém, Setúbal e Sines.

O índice UV apresenta cinco níveis, entre o baixo (1 e 2) e o extremo, sendo o máximo o 11.