Emissão Renascença | Ouvir Online

Bombeiros contam com nova ajuda. Avião militar dá apoio no combate aos fogos

23 ago, 2013 • Ana Rodrigues

C-295 descolou do Montijo e está equipado com um sistema de vigilância que permite controlar vários incêndios no país. Atinge 500 quilómetros hora e consegue estar no ar 10 horas.

A Protecção Civil pediu a ajuda de um avião militar devido às dificuldades que os bombeiros estão a ter no combate aos incêndios. O C-295 estava em prontidão máxima e foi chamado para dar apoio aéreo.

Esta aeronave descolou do Montijo e está equipada com um sistema de vigilância que permite controlar vários fogos por todo o país. 

O objectivo é usar a vantagem da visão aérea, sensores e outro equipamento para recolher informação sobre os fogos e informar o elemento da protecção civil que vai a bordo. É ele quem decide o que fazer e transmite os dados para o terreno.

Sentado junto ao equipamento, o controlador vai registando os locais do fogo, mas também pontos de água para abastecer as viaturas dos bombeiros. Como a velocidade é uma das vantagens, rapidamente se acompanham vários incêndios em todo o país, garantiu à Renascença o tenente coronel Pedro Bernardino.

Consegue atingir uma velocidade de 500 quilómetros hora e estar 10 horas no ar.

O C-295 é uma aeronave com tecnologia altamente avançada e preparada para actuar em missões de busca e salvamento, combate à poluição, tráfico de droga, controlo de fronteiras e agora combate aos incêndios. 

Vai apoiar os bombeiros de dia, mas também de noite, graças ao sistema de visão nocturna que tem equipado.

Estão seis fogos activos no território, segundo o site da Protecção Civil: um em Castelo Branco; dois em Vila Real e três em Viseu, o que lavra em Nogueira de Alcofra/Alcofra é o que mobiliza mais meios.