Emissão Renascença | Ouvir Online

Quase 80 mil portugueses contra despesas nas contas à ordem

20 ago, 2013

Petição da Deco vai dar entrada na Assembleia da República em Setembro. “Esperamos que os deputados partilhem da preocupação dos consumidores”, diz Joaquim Rodrigues da Silva, da associação.

O fim das despesas de manutenção das contas à ordem vai ser discutido na Assembleia da República, com base na petição promovida pela associação de defesa do consumidor Deco. O documento já conta com mais de 79 mil assinaturas e o número pode aumentar até ao final do mês.

“Revela bem a preocupação que os consumidores têm relativamente a esta matéria”, conclui Joaquim Rodrigues da Silva, da Deco.

A associação de defesa do consumidor considera as comissões cobradas pelos bancos abusivas e penalizadoras dos consumidores com menos recursos. Fez as contas e concluiu que, desde 2007, estas taxas aumentaram mais de 40%.

“Esperamos que, em Setembro, quando fizermos a entrega da petição, os deputados partilhem dessa preocupação e coloquem travões no aumento das comissões por manutenção de contas à ordem, que tem sido bastante significativo nos últimos anos”, apela Joaquim Rodrigues da Silva, em declarações à Renascença.

A petição foi lançada no final de Junho. A Deco lembra que os bancos precisam das taxas para se financiarem e gerarem mais dinheiro e explica que os custos de manutenção das contas se destinam, por definição, a compensar o trabalho do banco com a gestão do património dos clientes e questiona a razão pela qual paga mais quem menos património tem. 

Os titulares de rendimentos baixos pagam, em média, até cinco vezes mais que os consumidores com património elevado.

Além disso, com o aparecimento do “homebanking”, as tarefas que antes eram imputadas aos funcionários bancários passaram a ser realizadas pelos consumidores, sustenta a associação, concluindo que, sem prestarem um serviço, os bancos nada deveriam poder cobrar por uma conta à ordem.

A petição está disponível em www.deco.proteste.pt/conta-sem-custos.