Emissão Renascença | Ouvir Online

Sete mortos em colisão frontal perto de Ourique. Trânsito cortado

17 ago, 2013

Uma pessoa ficou gravemente ferida. Não é possível circular nos dois sentidos do IC-1.

Uma colisão frontal ocorrida este sábado por volta das 13h45, causou sete mortos e um ferido grave, tendo ainda obrigado ao corte do trânsito no Itinerário Complementar (IC) 1, perto de Ourique.

O choque entre duas viaturas ligeiras ocorreu muito perto da Aldeia dos Palheiros, no concelho de Ourique e o alferes Nuno Afonso, do comando territorial da GNR de Beja, refere à Renascença que numa das viaturas seguiam cinco pessoas e na outra três.

No local do acidente, as autoridades registaram inicialmente a existência de cinco mortos e três feridos graves, mas dois deles – os que foram transportados através de helicópteros do INEM para os hospitais de Santa Maria e São José, em Lisboa – não resistiram aos ferimentos e acabariam por morrer.

O único sobrevivente é uma mulher que apresenta uma fractura numa perna e que foi transportada de ambulância para o Hospital de Beja.

O IC1 está cortado nos dois sentidos, não só devido ao aparato do violento acidente, como ao elevado número de meios de socorro, que foram enviados para o local.

“Vamos ser o mais céleres possível, quer na remoção da viatura quer na limpeza da via para abrir o trânsito automóvel”, refere o alferes Nuno Afonso.

O segundo comandante dos Voluntários de Ourique, António Guerreiro, também não consegue fazer uma estimativa sobre quando poderá o IC1 ser reaberto à circulação

Os meios de socorro às vítimas estão no local e incluem 48 bombeiros e outros operacionais, 19 viaturas e dois helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Na sexta-feira, no mesmo concelho alentejano e no IC1, uma colisão frontal entre dois automóveis causou dois mortos e dois feridos.


[Última actualização da notícia às 17h36, com declarações da GNR e dos bombeiros]