Emissão Renascença | Ouvir Online

Quatro universidades portuguesas entre as 500 melhores do mundo

15 ago, 2013

Coimbra estreia-se no chamado "ranking" de Xangai.

As universidades de Lisboa, Técnica de Lisboa, Porto e Coimbra estão entre as 500 melhores do mundo, para o Academic Ranking of World Universities (ARWU) 2013, da Universidade de Jiaotong, de Xangai, na China.

A Universidade de Coimbra integra este ano pela primeira o top 500, num 'ranking' que analisa mais de 1200 instituições, e que coloca pela primeira vez a Universidade Lisboa entre as 400 melhores. 
 
A Universidade do Porto, à semelhança de 2012, volta a estar entre as 400 melhores, e a Técnica de Lisboa e a Universidade de Coimbra figuram entre as 400 e 500 instituições com melhor avaliação. 
 
Harvard, Stanford, Berkeley, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Cambridge, compõem, respectivamente, os cinco primeiros lugares do “ranking”, sendo que só à quinta posição, com a britânica University of Cambridge, se quebra o domínio dos Estados Unidos nos lugares cimeiros.
 
Entre as dez melhores, oito são norte-americanas, e duas britânicas: para além do 5.º lugar de Cambridge, o Reino Unido ocupa também o 10.º lugar com a University of Oxford. 
 
Entre as 50 melhores universidades do mundo, apenas 15 não são dos Estados Unidos da América. 
 
Numa perspectiva europeia a ETH de Zurique, na Suíça, é a melhor classificada, estando entre as 20 melhores do mundo. Do lado asiático é a japonesa University of Kyoto que lidera a lista, sendo a 21.º melhor do mundo. 
 
O “ranking” do AWRU tem este ano entre as 500 melhores 11 novas universidades, entre as quais a de Coimbra. 
 
A lista é feita com base em quatro critérios: qualidade da educação (os alunos que foram prémios Nobel ou ganharam medalhas Fields), qualidade da instituição (professores e investigadores com prémios Nobel ou medalhas Fields), resultados da investigação (artigos publicados nas revistas Nature e Science e artigos citados) e dimensão (rácio de performance académica).