Emissão Renascença | Ouvir Online

Bombeiro morreu em incêndio na Covilhã

15 ago, 2013

Fogo de grandes dimensões foi combatido por mais de 400 bombeiros.

Um bombeiro morreu esta quinta-feira à tarde nas operações de combate ao incêndio que lavra em Coutada, no concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco.
 
A notícia foi avançada à Renascença pelo presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, e por uma fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

"Um jovem bombeiro da corporação da Covilhã faleceu. Foi apanhado numa variação rápida de vento, no meio do mato, e já não houve possibilidade de o salvar. Este é o acontecimento mais triste que nós podemos assinalar", refere o autarca Carlos Pinto.

A tragédia aconteceu na localidade do Peso, adiantou  à agência Lusa o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros da Covilhã. "Estava acompanhado de mais três bombeiros e tentavam evitar que as chamas chegassem às habitações que se encontravam em risco", referiu Joaquim Matias. 
 
"Os bombeiros que o acompanhavam estão a ser alvo de apoio psicológico", explicou o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros da Covilhã.

Em declarações à Renascença, o presidente da Câmara da Covilhã explica que o incêndio deflagrou ao final da manhã "com uma violência extrema, porque apanhou alguns ventos muito significativos". As chamas destruíram um anexo agrícola, o telhado de uma habitação na aldeia de Vales do Rio, mataram algumas cabeças de gado e queimaram terrenos agrícolas.

O fogo foi dado como dominado às 22h43. No terreno estão mais de 400 bombeiros, apoiados por 120 viaturas.

Noutro acidente registado esta quinta-feira, três populares que ajudavam a combater um fogo na zona de Aldeia Viçosa, concelho da Guarda, sofreram queimaduras do primeiro e segundo grau.

No dia 4 de Agosto, um bombeiro da corporação de Miranda do Douro morreu no Hospital da Prelada, no Porto. O homem de 45 anos não resistiu aos ferimentos sofridos durante o combate a um incêndio, dias antes, em Miranda do Douro.

[notícia actualizada às 00h23]