Emissão Renascença | Ouvir Online

Alunos da Nova criam bolsas de estudo para colegas carenciados

13 ago, 2013

A “beNova” destina-se aos estudantes de Economia e Gestão com poucos meios e que não contam com ajudas do Estado.

A pensar nos estudantes que deixam o ensino superior devido ao custo das propinas, três ex-alunos da Universidade Nova de Lisboa (UNL) criaram uma bolsa para ajudar os mais carenciados.

“A ideia base deste projecto é que os próprios antigos alunos possam apoiar alunos em carência e que não se desperdice talento na faculdade onde eles próprios estudaram”, explica Fernando Soares, responsável pelas relações com os antigos estudantes da faculdade de Economia.

Oito alunos acabaram o último ano lectivo com a ajuda da bolsa “beNova”. Agora, com o regresso à faculdade no horizonte, a expectativa é apoiar mais estudantes da escola de Economia sem direito a ajudas do Estado.

“Temos já garantidas bolsas que foram dadas por empresas e por antigos alunos do ano anterior que vão dar também para este ano. A perspectiva que temos é que se alargue a base de doadores para apoiar o maior número de alunos carenciados”, diz Fernando Soares.

Por agora, a “beNova” é uma bolsa destinada aos estudantes da School of Business and Economics da Universidade Nova, mas Fernando Soares admite alargar a iniciativa a outros departamentos, se surgirem propostas.

Qualquer pessoa ou instituição pode contribuir com apoios para os alunos mais carenciados dos cursos de Economia e Gestão da UNL, não havendo um valor limite para os donativos.